Sobre o Câncer

Home / Sobre o Câncer

Sobre o Câncer

O câncer infantojuvenil corresponde a principal causa de morte por doenças na faixa etária de 1 a 19 anos. Segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer), ocorreram cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no ano de 2017.

Os mais frequentes foram leucemias e os tumores do Sistema Nervoso Central.

A maioria dos sintomas iniciais são parecidos com os de outras doenças na infância.

Porém, se persistentes, devem ser investigados com exames laboratoriais e de imagem específicos, e a criança encaminhada a um centro de referência o mais rápido possível.

Se diagnosticado precocemente e tratado corretamente (na maioria das vezes com cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia), mais de 80% dessas crianças e adolescentes podem ser curados.

É de extrema importância o diagnóstico precoce. Para tanto, a família e a equipe que atender inicialmente a criança, devem estar atentas aos primeiros sinais e sintomas.

LEUCEMIA LINFÓIDE E MIELÓIDE

–Principais sintomas: indisposição, dor óssea ou articular, palidez, febre, manchas roxas.

– Exame inicial: hemograma. Se houver alteração em pelo menos duas séries (anemia, leucocitose ou leucopenia, plaquetopenia), em graus variáveis, existe altamente a suspeita de leucemia. O diagnóstico de certeza é feito através do mielograma (avaliação da medula óssea).

LINFOMA NÃO HODGKIN

– Principais sintomas: depende do local acometido.

Abdome: aumento do volume, vômitos, massa abdominal com crescimento rápido.

Mediastino: tosse seca, insuficiência respiratória.

Linfonodos periféricos: gânglios de crescimento rápido sem sinais flogístico.

– Exames iniciais: exame de imagem acessível que avalie o local acometido. O diagnóstico definitivo é através da análise da amostra do tumor (biópsia) e requer equipe especializada para realização.

LINFOMA HODGKIN

–Principais sintomas: gânglio indolor de crescimento lento, que pode acometer região cervical (mais comum), inguinal, axilar e supraclavicular.

–Exames iniciais: hemograma e velocidade de hemossedimentação (pode estar aumentado), ultrassom do local acometido e se possível também de abdome, além de radiografia do tórax.

TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

–Principais sintomas: dor de cabeça, vômito, alterações de comportamento (irritabilidade ou letargia), convulsões, déficit visual ou motor.

–Exames iniciais: Tomografia computadorizada de crânio ou Ressonância magnética, se possível.

RETINOBLASTOMA

–Principais sintomas: leucocoria (reflexo do olho de gato) em até 90% dos casos. Pode ter estrabismo, vermelhidão, celulite, perda da visão e glaucoma secundário.

–Exames iniciais: avaliação do oftalmologista para exame oftalmoscópico indireto sob sedação.

TUMORES ÓSSEOS

–Principais sintomas: aumento do volume, dor, calor no local acometido.

–Exames iniciais: radiografia simples do local acometido.